quarta-feira, 1 de junho de 2011

Casa do futuro já é realidade no Brasil


Encher a banheira via telefone celular e monitorar a casa a distância são apenas algumas das vantagens da automação residencial




Controlar a casa a distância ou com apenas um clique. Destrancar a porta apenas com o toque do dedo. Programar funções de forma que tarefas cotidianas, como regar as plantas ou abastecer a geladeira, sejam realizadas sem que você tenha de se preocupar. Presentes na ficção e no imaginário popular há algum tempo, facilidades como estas começam a fazer cada vez mais parte do cotidiano daresidências graças ao crescente nível de automação. 

“Com um simples comando pelo celular posso encher minha banheira ou ligar o chuveiro durante o caminho de volta para casa”, afirma o empresário José Augusto, que instalou o primeiro sistema de automação em seu apartamento há 4 anos. Além dessas facilidades, ele ainda pode abrir a porta de sua casa por meio de impressão digital ou até bloquear a entrada de alguém, a distância.

De acordo com José Roberto Muratori, membro fundador da Associação Brasileira de Automação Residencial (Aureside) Augusto é apenas um entre centenas de brasileiros que aproveitaram o desenvolvimento da tecnologia para integrar e programar sistemas residenciais que lhe permitissem ter maior conforto e segurança. 

Uma pesquisa feita pela entidade aponta que, entre 2007 e 2009, houve um aumento de aproximadamente 40% nos projetos de automação residenciais realizados no Brasil. “Hoje, é possível automatizar o sistema de iluminação da sua casa com apenas R$ 1 mil”, afirma Muratori.

2 comentários:

  1. Penso que seja super prático, mas ao mesmo tempo pode nos levar ao comodismo. Sem falar que isso deve gastar muito mais energia, pelo menos eu acho que sim, ou não?!
    Beijos!
    http://bafotografiaseesmaltes.blogspot.com/
    http://simoneemboacompanhia.blogspot.com/
    @brfandrade

    ResponderExcluir
  2. Energia acho que nem tanto porque vamos usar o equipamentos de todo jeito mesmo. agora aumenta um pouco sua conta uhsuash '

    ResponderExcluir